O espetáculo é uma viagem pelos quatro cantos do nosso país com uma abordagem lúdica, mostrando a diversidade cultural do Brasil através de lendas, cantigas e danças populares. As sessões são gratuitas e estarão disponíveis nos dias 08, 09 e 10 de outubro com transmissão no canal do Youtube da Mercúrio Cultural e pela TV Direta Mococa.

“Por Todos os Cantos e Contos” é um projeto de teatro infanto-juvenil, escrito por Vitor Paranhos e direção de Bruno Ferian, que aborda com ludicidade a diversidade cultural do nosso país, viajando pelos quatro cantos do Brasil através de lendas, cantigas e danças populares.

O espetáculo conta a história de dois irmãos que viajam para o sítio da avó para passarem as férias. Presos às possibilidades do lazer tecnológico, não veem a hora de voltarem para a conectividade dos centros urbanos e deixarem para trás o tédio do campo e as receitas esquisitas da avó. No último dia de férias, as crianças são surpreendidas por uma forte tempestade e o sumiço repentino da avó. Assustados e preocupados, os irmãos passam a seguir as instruções de um livro misterioso que, entre rimas e desafios, apresenta-se como o único caminho para o resgate da avó desaparecida. Envolvidos em mistérios e aventuras, os irmãos contam com a ajuda de um irreverente trio de artistas Saltimbancos e passam a viajar por diferentes cantos do Brasil sem sair da sala da avó, conhecendo lendas, canções, brincadeiras, danças e pratos típicos. Se aproximam assim um pouco da história da avó e da cultura desse grande Brasil.

O projeto também irá distribuir livros com a história da peça e atividades para alunos de escolas públicas, centros culturais e bibliotecas da cidade de Mococa. Também irá entregar áudio livros com a história da peça para instituições de apoio a deficientes visuais. Esse material estará disponível para download no site da produtora.

Esse projeto é realizado pela Mercúrio Cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da LS Nogueira, e patrocínio Maza Tintas.

Os irmãos Lis e Téo precisam encontrar a Vó Flora que desapareceu misteriosamente durante uma forte chuva que caía no Rancho das Jabuticabas. Seguindo as pistas de um livro mágico e com a ajuda de um trio de artistas saltimbancos, os irmãos vão viajar pelos quatro cantos do Brasil através de lendas, músicas, contos e danças populares.

Oficina de Danças Populares – duração 1 hora
Data: 21 de outubro às 9h

Público-alvo: Alunos, professores e público em geral

A Oficina de Danças Populares irá trabalhar a valorização e vivências de manifestações
artísticas populares de várias regiões brasileiras, como Maracatu, Bumba meu boi e Cavalo Marinho.

Autor: Vitor Paranhos
Direção: Bruno Ferian
Elenco: Jéssica Magalhães, Pedro Torrezan, Lya Bueno,
Amanda Anequini, Juliana Manczyk e Rodrigo Lopes
Figurino: Thales Cristóvão
Cenografia: Dickson Resstel
Aderecista: Priscila Soares
Iluminação: Vini Hideki
Sonoplastia: Digão Vicente
Visagismo: Jaqueline Ramirez
Direção Musical: Juliana Manczyk
Coreografia: Amanda Anequini
Fotografia still: Rodrigo Cordeiro
Equipe de filmagem: Odin Films
Diretor de fotografia: Iberê Pereira e Jonathan Camilo
Montagem: Jonathan Camilo
Diretor de som direto: Guga Lourenço
Intérprete de libras: Luciano Germano
Assessoria de imprensa: Fábio Máximo
Assistente de Produção: Marina Branco
Design gráfico: Bruno Cardoso
Ilustração e diagramação do livro: Maria Paula Ferraz
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Realização: Mercúrio Cultural

Dias 08 e 09 de outubro, sexta e sábado, disponível das 09h às 21h.

Transmissão online gratuita no canal do youtube da Mercúrio Cultural – www.youtube.com/mercuriocultural

 

Dias 09 e 10 de outubro, sábado às 13h e domingo às 10h30.

Exibição pela Tv Direta na cidade de Mococa

*Todas as sessões possuem acessibilidade em libras