Sobre o Projeto

Nos dias atuais, a tecnologia está cada vez mais presente entre crianças e jovens. A televisão, o celular, os jogos eletrônicos e todo o universo de entretenimento gerado pelos avanços tecnológicos, acabam provocando a diminuição do interesse pela leitura. Nesse contexto, o projeto “Recontando Contos” busca reaproximar o público infantil e sua família dos hábitos de ler e escutar histórias, com sessões gratuitas de contação e distribuição de livros.

Os atores Gustavo Vergani e Lya Bueno, da Cia Cultural Os Tonicos, são respectivamente os personagens Tonico Nico e Tonica Nica, que além de narrar, também dão vida aos personagens da história, com a ajuda de acessórios e objetos inusitados trazidos em uma antiga mala. Em cada sessão um clássico infantil diferente será contado, ou melhor, recontando com muito humor e interação com o público. São eles:

A Bela e a Fera

Bela mora numa vila muito distante e é filha de um comerciante. O pai de Bela em mais uma de suas viagens para vender suas mercadorias promete trazer para sua filha uma linda rosa. Porém, ao colher a rosa do jardim de um castelo misterioso, o comerciante provoca a ira de uma Fera furiosa. Para salvar seu pai, Bela se oferece para ser a prisioneira da Fera em seu castelo no lugar do pai. Ao passar dos dias, Bela e a Fera descobrem o poder mágico do bem-querer.

Cinderela

Cinderela mora com sua madrasta e só tem como amigos os passarinhos e ratinhos. Cinderela é maltratada e obrigada a passar os dias ocupada com os afazeres da casa, mas ao receber a notícia de um baile no castelo a moça sente que as coisas podem mudar. Apesar das malvadezas da madrasta, Cinderela vai ao baile com a ajuda mágica da sua fada padrinha e de seus amigos. Como nada é perfeito, Cinderela tem que estar de volta até meia-noite, hora em que o feitiço será desfeito. Resumo do baile: um sapatinho perdido, e dois corações apaixonados.

Chapeuzinho Vermelho

Chapeuzinho Vermelho recebe uma missão de sua mãe: levar uma cesta de doces e um pote de mel para sua vovó que está doente. A menina é alertada para não seguir pelo caminho da floresta, pois pode encontrar por lá um perigoso lobo. Pela estrada fora Chapeuzinho segue pelo caminho da floresta e encontra o Lobo Mau. Ao colocar seu plano em prática, o tal lobo oferece perigo para Chapéu e sua vovó, o que ele não sabe é que há uma pedra no caminho, ou melhor, duas!

Ficha Técnica

Coordenação Geral: Bruno Ferian
Assistente de Produção: Rodrigo Lopes
Roteiro: Os Tonicos
Elenco: Lya Bueno e Gustavo Vergani
Adaptação para o livro: Marina Branco
Ilustrações e Projeto Gráfico: Maria Paula Ferraz DiasAss
Produção: Mercúrio Produções
Duração:40 minutos
Classificação Etária: Livre

“Contar histórias é a arte de brincar com as palavras, de transformar em brinquedo tudo o que temos nas mãos, é a arte de lembrar, de criar e imaginar. Para os adultos é um mergulho nas memórias esquecidas, trazendo o frescor de suas sensações. Para a criança é como uma porta que se abre para um mundo mágico, onde tudo é possível basta imaginar”

Cia. Cultural Os Tonicos

Apresentações