O projeto “NOVOS TALENTOS - OFICINA DE INICIAÇÃO EM TEATRO MUSICAL” é de iniciação artística, promovendo gratuitamente uma oficina livre de teatro musical para jovens. O projeto prevê também a realização de uma mostra final com a apresentação do resultado da oficina realizada pelos jovens participantes e uma palestra/bate-papo sobre teatro inclusivo como ação formativa.

O projeto “NOVOS TALENTOS - OFICINA DE INICIAÇÃO EM TEATRO MUSICAL” é de iniciação artística, promovendo gratuitamente uma oficina livre de teatro musical para jovens. O projeto prevê também a realização de uma mostra final com a apresentação do resultado da oficina realizada pelos jovens participantes e uma palestra/bate-papo sobre teatro inclusivo como ação formativa.

Sobre o Projeto

O projeto “NOVOS TALENTOS” consiste em uma oficina gratuita de iniciação artística em Teatro Musical envolvendo as três modalidades: teatro, canto e dança, oferecida a jovens a partir de 13 anos.

O projeto prevê, ao todo, a realização de 20 (vinte) encontros com duração de cinco meses, sendo 1 aula de 4 horas por semana, atendendo 30 jovens. Em cada encontro, os participantes serão orientados por três profissionais nas áreas abarcadas pelo projeto: teatro, dança e canto.

Prevê também a realização de uma mostra final, com 2 (duas) sessões gratuitas aberta a toda comunidade, com a apresentação do resultado da oficina realizada pelos jovens participantes.

O teatro musical, a arte cênica que une teatro, canto e dança, ocupa grande espaço na produção teatral no Brasil, sendo nosso país o terceiro maior produtor mundial, ficando apenas atrás dos Estados Unidos e da Inglaterra, os maiores centros produtores e criadores do gênero. Contudo, apesar da posição ocupada, o gênero também representa dentro do contexto social atual um produto cultural muitas vezes elitizado, com acesso pouco democrático e descentralizado.

O teatro tem a função de integrar, socializar ideias e acima de tudo desenvolver a aprendizagem de uma maneira lúdica. Desenvolve também a parte indutiva e racional através da expressão de suas emoções, levando também ao conhecimento de si mesmo e do mundo que o cerca.

Assim, a proposta de oficina de formação em teatro musical, que visa oferecer através da iniciação artística caminhos para o desenvolvimento social, físico e cultural dos participantes, justifica sua execução por propor ações que facilitem o acesso a esse gênero de grande ascensão no país e também fomentar a produção local que dá vazão as expressões e histórias das comunidades.

Esse projeto é realizado pela Mercúrio Cultural, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Lavoro, além do apoio da Think Projetos e Secretaria de Cultura de Limeira.

Ficha de inscrição
Informações – Limeira

Oficina de Teatro Musical
Local de realização: CEU Geada
Período de inscrição: 15 de junho até 15 de julho
Início das aulas: 30 de julho
Término das aulas: 10 de dezembro
Horário: Sábados das 09h às 13h

Mostra de encerramento
Local de realização: Parque Cidade de Limeira
Data: 11 de Dezembro
Horário: 17h e 19h - Entrada Gratuita

Professores
BRUNO RAZERA (Canto)

Estuda música desde de seus 9 anos, cursou Canto MPB&JAZZ no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. Capacitado em Belting Contemporâneo pelo Maestro Marconi Araújo. Fez a direção musical dos musicais Mudança de Hábito (São Paulo-SP) e O Rei do Show (Piracicaba-SP). É diretor da escola de voz artística Instituto de Voz de Piracicaba. Vocalista da banda autoral Capitão Nemo, que conta com mais de 150 mil views nas plataformas de áudio digitais. Atualmente, é estudante de Medicina na Universidade Anhembi Morumbi, com o qual pretende levar para a especialização em Otorrinolaringologia (e se tornar especializado em laringe, fisiologia vocal e voz artística).

DIRCEU DE CARVALHO (Teatro)

Ator formado pela Unicamp e colaborador de diversos coletivos teatrais em diferentes funções ligadas ao ofício. Trabalha com a Cia Lusco Fusco, o Matula Teatro, Cia Histriônica e Barracão Teatro. Coordena o Agora ou Nunca - Núcleo de Estudos em Mímica Corporal em Barão Geraldo. Recentemente, destacam-se: Daimonia; Insônia - Titus Macbeth; As Formidáveis; Alma Boa - Uma Parábola Chinesa. Foi coordenador do curso técnico de teatro do Conservatório Carlos Gomes de Campinas. Dirigiu os espetáculos “Macbeth”, “A Coroa Carmesim”, “O Homem de Cabeça de Papelão”, “Incêndios”, “O Noivo”, “O Auto da semeadura do mundo”, “O Alienista”, “A Alma Boa”, entre outras.

GISELE GONÇALVES (Dança)

Atriz e bailarina, com mais de trinta anos de experiência, formada pelo Conservatório Carlos Gomes de Campinas, nas modalidades ballet-clássico, jazz, flamenco, sapateado americano e contemporâneo. Fez parte do ballet da dupla Sandy & Junior com turnês no Brasil e no exterior. Atuou nos musicais West Side Story, O Rei e Eu, e Evita, todos com direção de Jorge Takla. Foi responsável pela direção coreográfica das montagens acadêmicas dos musicais Aladdin, Cinderela, Frozen, O Fantasma da Ópera, Hairspray, Grease e Hair.