“Grandes Mulheres” é um projeto que envolve ações formativas nas linguagens audiovisual e literária, tendo como protagonistas figuras femininas e suas trajetórias de representatividade e influência na construção da história local e regional. Promovendo também ações de valorização de obras artísticas produzidas por figuras femininas.

O projeto propõe a realização de uma oficina gratuita, voltada a jovens de ambos os sexos a partir dos 13 anos, com o objetivo de introduzir conceitos e técnicas nas áreas de audiovisual.

A oficina, com duração de 04 meses, será realizada em 16 encontros semanais de 04 horas de duração, e mais 12 horas de atividades práticas, totalizando 76 horas, e atenderá até 30 jovens. A oficina resultará na produção de um curta-metragem documental de até 15 minutos, realizado através da captação de imagens e registros de histórias de mulheres da cidade, totalizando a produção de 01 curta-metragem.

Plano de aula:

  • Roteiro
  • Fotografia
  • Direção de Arte
  • Direção Geral e de Atores
  • Produção Audiovisual
  • Som e Trilha Sonora
  • Linguagem Audiovisual: Documentário
  • Edição

O projeto também realizará um workshop gratuito de escrita criativa para o público feminino a partir dos 16 anos. O workshop terá a duração de 04 encontros diários de 04 horas e atenderá até 30 participantes. O workshop, através de dinâmicas e exercícios práticos, terá como objetivo oferecer recursos para o desenvolvimento da criatividade, imaginação e sensibilidade, propondo a criação individual de produções textuais das participantes em torno do universo feminino.

Por fim, o projeto realizará uma mostra de conclusão, aberto a população e com entrada gratuita. O evento será composto por uma mostra de resultados da oficina - exibição de curta-metragem - e do workshop literário - varal literário. O município contemplado com as ações do projeto sediará um evento de conclusão, que terá duração de 02 (dois) dias e também envolverá artistas da comunidade e convidados com apresentações musicais e cênicas.

O projeto Grandes Mulheres levanta o universo feminino como temática, confirmando assim sua atualidade e relevância social. Através de encontros, diálogos e, sobretudo, de ensino, pesquisa e produção artística, que garantem espaço para a expressão de ideias, identificação e reconhecimento por meio da arte, o projeto afirma também seu espaço e relevância no campo artístico.

Esse projeto é realizado pela Mercúrio Cultural, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Rodonaves, além do apoio da LS Nogueira e Secretaria de Cultura de Ribeirão Preto.

Ficha de inscrição
Workshop Escrita Criativa

Professores
  • Mariana Atauri
    (Direção de Arte / Divulgação)

    Formada em Ciências Sociais pela Unicamp. Possui especialização em Processos de Criação e Produção em Cinema e TV pela Fundação Getúlio Vargas. Há 16 anos atua como produtora cultural. De 2008 a 2012 atuou em 14 longas metragens, integrando a equipe de Arte e Produção de Objetos de filmes como: Tudo que aprendemos juntos, Somos tão jovens, Julie e os fantasmas, A Busca, Rio cigano, Corte seco, Onde está a felicidade, De pernas para o ar, Bruna Surfistinha. Foi Diretora de arte nos curtas Strippers (2022), Ocupa (2020), Invisível (2016), Fantasmo (2015) e A voz (2012). Produziu os curtas Aluga-se (2014), Ao redor da mesa (2014), Meu avô e eu (2009) e Uma foto (2008) e Fantasmo (2015). Profissional atuante na Produção Audiovisual em sua região é também idealizadora e diretora da Mostra Curta Audiovisual - evento no segmento de curtas metragens com 12 edições realizadas em Campinas (2006-2019).

  • Luara Gonzales
    (Direção de Fotografia / Produção)

    Formada em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina. Obteve o título de bacharel com o trabalho de conclusão de curso como diretora de fotografia do curta-metragem documental Passos e Tintas de Ana Carolina Alho de 2012. Desde 2013 atua como produtora tendo experiências com produção RTVC na agência Comunicação Explícita (2013 - 2014) onde produziu vídeos publicitários de veiculação regional e nacional. Como Coordenadora de Produção na Wide Educação (2016 -2018) onde produziu vídeo aulas de treinamento para empresas multinacionais e a websérie Residência Médica (2018). Em 2019 concluiu o curso de Assistência de Direção da Academia Internacional de Cinema (AIC) e desde então realizou trabalhos como 1ª Assistente de Direção em produções publicitárias, no especial de comédia Netflix Alma de Pobre de Afonso Padilha (2020), no curta-metragem documental Haitianas (2022) de Fernanda Teodoro Viana, que atuou também como diretora de fotografia, e o curta-metragem Strippers (2022) de Juliano Luccas.

  • Debora Castro
    (Edição)

    Cursou Pedagogia/UNICAMP e Produção Audiovisual/UNIPCampinas. Atua desde 2007 na área cultural como editora e motion designer. Editou os curtas-metragem “Rainha do Maracatu” e "Dudu está solteiro", o Longametragem "O Monstro" e fez designer de produção no longa "Vai que dá certo 2". Dirigiu o vídeoclipe “Unsuspecting”, vencedor de melhor videoclipe independente nacional no Festclip 2012 e “As mãos da vovó”, melhor roteiro (de sua autoria), festclip 2014. Foi responsável pela produção e direção do curso IDW, da atriz Danielle Winits, com a participação de Miguel Falabella e Wolf Maia. Durante a pandemia foi responsável técnica de aproximadamente 80 lives, em programas jornalísticos do jornal online “MyNews”, de Mara Luquet e Antonio Tabet e mais de 50 lives culturais, entre eles “Sarau Viva Nordeste” e “Veredas do Cordel”. Na publicidade já editou filme para grandes empresas, como Petrobrás, OEC e Bauducco.

  • Bruna Epiphanio
    (Linguagem documental)

    Produtora e diretora desenvolve projetos autorais na produtora Olhar Através. Dirigiu o documentário longa “Nhô Quim, o Caipira Centenário” exibido no 6º CINEFOOT (Festival de Cinema de Futebol), produziu a série de curtas-metragens “Paisagem Humana do Lugar” (dir. Thiago Altafini), produziu o média-metragem “Rancho da Goiabada” (dir. Guilherme Martins, selecionado na Mostra Short Film Corner e Mostra Tiradentes 2020), o longa“Inscrições do tempo no corpo presente” (dir. de Kit Menezes), é co-produtora do longa “Lo que queda en el camino” (Jakob Krese e Danilo do Carmo) exibido no Festival de Guanajato onde ganhou menção honrosa, DOCsMX 21 e DOK Leipzig 21, Festival internacional de Thessaloniki, e recebeu o prêmio ABC 2022 pela melhor equipe de som para documentário. É produtora associada do longa "MAPUTO NAKUZANDZA” (dir. Ariadine Zampaulo) exibido no Festival Tiradentes 2022, Olhar de Cinema 2022, e dirige o documentário “O Som do Barro” (em finalização). Atualmente, integra o conselho consultivo do Fórum de Cinema do Interior Paulista (ICine), que articula 51 cidades e busca fomentar a produção, distribuição, pesquisa e conservação da produção do interior paulista.

  • Isabella Ricchiero
    (Roteiro)

    Graduada em Comunicação Social - Midialogia pela Universidade Estadual de Campinas, realizou semestre em intercâmbio na University of Leeds, cursou uma especialização em Distribuição e Exibição Cinematográficas no Instituto Nacional de Cinema e inicia agora um mestrado em Narrativas Fílmicas, Televisivas e Digitais na Berlin School of Design and Communication. Bolsista PIBIC/CNPq com um projeto de pesquisa de definição do conceito “filme cult”, publicou trabalhos em cinema cult, curta-metragem experimental, comédia romântica e documentarismo contemporâneo. Trabalha com arte, cultura e educação desde 2018, já deu aulas sobre roteiro, direção e teoria do cinema, e atualmente presta serviços para o Estúdio Casa Locomotiva, o Centro Cultural Marieta e é editora associada da Revista Zanzalá. Como cineasta, são destaques os filmes Roda Viva Roda Brasil (2018) e Um Documentário Brasileiro (2021).

  • Flávia Martelli
    (Direção)

    Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (1986), graduação em Jornalismo pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (1997) e mestrado em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Bauru (2012). Trabalhou com cinema publicitário como freelancer em produtoras de São Paulo: Jodaf, Cinestúdio, VPI, Cia de Cinema, entre outras. Atuou em campanhas e programas televisivos nas áreas de documentário ambiental e informativos na TV Cultura - Funtelpa e Manchete no Pará. Trabalha hoje como jornalista e coordenadora - TV Unaerp e é professora titular da Universidade de Ribeirão Preto há 22 anos nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Coordena o projeto de extensão Projeto DOC há 15 anos na Universidade, atuando também nas áreas de telejornalismo e produção audiovisual em publicidade.

Informações – Ribeirão Preto

Oficina de Audiovisual

Local de realização: Centro Cultural Palace
Período de inscrição: 15 de junho até 20 de julho
Início das aulas: 01 de agosto
Término das aulas: 14 de novembro
Horário: Segundas das 14h às 18h

Oficina de Escrita Criativa

Local de realização: Biblioteca Sinhá Junqueira
Período de inscrição: 01 a 14 de outubro
Início das aulas: 18 de outubro
Término das aulas: 21 de outubro
Horário: Terça à sexta das 14h às 18h

Mostra de Encerramento

Data: 26 de novembro
Horário: das 10h às 15h
Local de realização: Biblioteca Sinhá Junqueira
Programação:

  • 10h - Abertura do varal literário
  • 10h30 - Exibição do curta metragem “Nada Frágil” + bate papo alunos
  • 11h30 - Palestra sobre multilinguagens artísticas com Dani Calicchio
  • 13h - Show musical com Dj Anazú
  • 14h - Show musical com Marina Dagher

Entrada Gratuita

Data: 28 de novembro
Horário: das 19h às 21h30
Local de realização: Teatro Minaz
Programação:

  • 19h Exibição do curta metragem “Nada Frágil” + entrega de certificados
  • 20h Apresentação teatral da peça "Lugar de Escuta"

Entrada Gratuita: Ingressos devem ser reservados pelo site www.minaz.com.br/eventos