sobre o projeto

“O Reino Sustentável de Oz” é uma alusão ao clássico infantil “O Mágico de Oz” e aborda de uma forma lúdica temas como a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. A peça conta a história de Clara, uma menina inteligente e conectada, que é misteriosamente transportada para um reino distante. Lá, ela se depara com o sofrimento dos moradores do local por conta das consequências das ações do homem na natureza. Clara, então, parte junto com seus novos amigos para uma aventura em busca do grande mágico, que lhes dará um desafio em troca de uma chance de salvar o planeta.

A peça é escrita e dirigida por Bruno Ferian, com dramaturgia de Vitor Coldibeli e elenco composto pelos atores Amanda Anequini, Karine Azevedo, Marina Branco, Hector Espagnoli, Rodrigo Lopes e Pedro Torrezan.

Para complementar e fortalecer a mensagem passada na peça, será entregue um livreto com atividades lúdicas e educativas sobre o tema abordado, que permitirá que o público continue a refletir sobre ações sustentáveis e consciência ambiental após o espetáculo. Esse material também estará disponível para download no site da produtora.

Atualmente, a mídia está voltada para as causas de proteção e cuidados com o meio ambiente e fatores de sustentabilidade. Preocupações com o uso dos recursos naturais de forma a não esgotá-los, mantendo ou renovando os ciclos de reposição são os assuntos mais discutidos nos últimos anos. Com isso, a peça teatral “O Reino Sustentável de Oz”, apresenta de forma lúdica atitudes sustentáveis a serem desenvolvidas e questionadas logo na infância. Adquirir conhecimento sobre o tema sustentabilidade logo na infância, é de grande importância, visto que as crianças podem a partir da temática abordada construir inúmeras hipóteses sobre as relações e conhecimentos dela com o meio ambiente. Nesse contexto, a educação escolar há tempos vem levantando a bandeira da sustentabilidade através do incentivo à reciclagem, preservação ambiental, uso devido da água sem desperdício, porém, observa-se historicamente que isso ocorre, na maioria das vezes, dentro de um contexto de obrigação. Assim, o projeto vem oferecer uma nova possibilidade de trabalho, através da ludicidade e do interesse despertado pelo teatro, pois além de ser uma forma diferente de contar histórias, é também reconhecido pela criança como uma grande brincadeira de faz-de-conta, onde ela se identifica e se envolve, pelo prazer da diversão.

Importância da água para a sobrevivência e preservação dos recursos naturais

Formas de melhor utilização de energia

Descarte correto e diferenças entre materiais recicláveis

Problemas causados pelo aquecimento global, desmatamento, queimadas, poluição e extinção da fauna e flora

Clara é uma menina super descolada, que adora ficar conectada com o mundo virtual e está prestes a iniciar a gravação de mais um vídeo para o seu canal na internet. De repente, após uma queda de energia, é misteriosamente transportada para um reino distante.

Uma Bruxa Boa encontra-se com Clara e lhe ensina o caminho até o Reino Sustentável de Oz, onde mora um grande mágico que poderá arrumar um jeito dela voltar para casa. Pelo caminho ela encontra com alguns moradores desse reino que estão sofrendo com as consequências das ações do homem na natureza, como um Espantalho que por conta da estiagem das chuvas está sem trabalho, um Homem de Lata movido a pilhas que precisa achar novas formas de energia para ficar mais tempo ligado e um Leão colecionador que está em busca de outros da sua espécie para não entrar em extinção.

O Mágico somente mostrará o caminho de volta a Clara se juntos conseguirem realizar um desafio que poderá dar uma nova chance de salvar o planeta e fazer o Reino de Oz voltar a ser sustentável.

Autor: Bruno Ferian
Dramaturgia: Vitor Coldibeli
Direção: Bruno Ferian
Elenco: Amanda Anequini, Karine Azevedo, Marina Branco, Hector Espagnoli,
Rodrigo Lopes e Pedro Torrezan
Figurino e adereços: Priscila Soares
Cenografia: Elias Abraham
Iluminação: Vini Hideki
Sonoplastia: Bruno Ferian
Trilha sonora: Marina Branco e Rodrigo Lopes
Operador de som: Marcos Pereira
Visagismo: Jaqueline Ramirez
Direção Musical: Gabriela Nunes

Intérpretes (canções): Gabriela Nunes, Rodrigo Lopes e Bruno Ferian
Coreografia: Amanda Anequini
Contra regras: Caio Magalhães e Rafael D’Alessandro
Fotografia still: Kleber Sedrez
Design gráfico: Bruno Cardoso
Assessoria de imprensa: Danilo Pessoa
Adaptação para livro: Vitor Paranhos
Ilustração: Leonardo Ferrari
Estúdio gravação (audiolivro): Nascer do som
Técnico de estúdio: Gabriel Francis
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Realização: Mercúrio Cultural