Sobre o Projeto

“Quem são elas?” é um projeto cultural que aborda com ludicidade o protagonismo feminino trazendo à cena mulheres com trajetórias notáveis dentro da história da humanidade, buscando inspirar, informar e alimentar os sonhos e imaginação dos pequenos espectadores. O projeto é composto por apresentações teatrais e distribuição de livros ilustrados e jogos da memória.

O espetáculo teatral infantil, escrito por Sofia Fransolin, é dirigido por Ana Carolina Salomão, com figurinos de Priscila Soares, cenário de Luísa Colima, animação gráfica de Marina Faria, produção de Marina Branco e no elenco, as atrizes Amanda Anequini e Jéssica Magalhães, interpretam 8 personagens. O projeto, que conta com uma ficha técnica predominantemente feminina, preocupa-se em contar a história de grandes mulheres, diferentes em personalidade, sonhos e contextos político-sociais, mas que se encontram na imaginação e realidade de uma menina e sua bola.

Fazem parte da história: a aviadora Amelia Earhart, a pintora Frida Kahlo, a ambientalista Wangari Maathai, a ativista pelos direitos humanos Malala Yousafzai, a astronauta Valentina Tereshova, a psicóloga Mamie Phipps e a escritora Carolina Maria de Jesus.

Além das apresentações teatrais, o projeto contempla ações de incentivo à leitura, com distribuição gratuita de livros ilustrados que trazem a história de vinte e quatro personalidades femininas. Audiolivros com a história do espetáculo como forma de acessibilidade. Também é oferecido um jogo da memória com ilustrações e informações históricas sobre as personagens narradas no livro. E Oficina de contação de histórias para professores e educadores da rede pública de ensino

Sinopse

Numa manhã chuvosa e entediante, Marta, uma menina sonhadora que adora jogar bola, é convidada para uma viagem pelo espaço-tempo conduzida por diferentes mulheres, passando por diversos lugares e épocas. Nessa aventurosa viagem Marta descobre e entende muitas questões sobre a história dessas mulheres e sobre sua própria história.

Justificativa

Atualmente, há inúmeros programas e ações que visam o empoderamento feminino, tanto no Brasil quanto em nível internacional. Muitas dessas práticas são voltadas ao público de mulheres adultas, e se justificam para tentar diminuir as desigualdades de gênero e outros problemas sociais que colocam o sexo feminino em desvantagem, ainda nos dias atuais. Entretanto, o número de programas voltados para o empoderamento de meninas vem crescendo nos últimos anos, afirmando a importância do trabalho pela igualdade de gênero desde a infância.

É importante que programas de empoderamento feminino e de promoção de igualdade de gênero sejam promovidos para/com crianças, a fim de que elas cresçam e se desenvolvam conhecendo os benefícios e os motivos de uma vida com menos desigualdades.

O projeto “Quem São Elas?” traz o protagonismo feminino como fonte de inspiração para ambos os gêneros, não só para meninas, e quer mostrar aos pequenos como se tornarem protagonistas de suas próprias histórias, despertando na criança a sensação de segurança, de modo que ela possa acreditar em si mesma e em seus sonhos. E também, através de contações de histórias, busca auxiliar no desenvolvimento da alfabetização e no incentivo à leitura.

Ficha Técnica:

Autora: Sofia Fransolin
Direção: Ana Carolina Salomão
Elenco: Amanda Anequini e Jéssica Magalhães
Figurino: Priscila Soares
Cenografia: Luisa Colima
Aderecista: Priscila Soares e Luisa Colima
Animação Gráfica: Marina Faria
Sonoplastia: Ana Carolina Salomão
Fotografia estúdio: Groover Fotografia
Fotografia still: Kleber Sedrez
Técnico de som: Marcos Pereira
Design gráfico: Bece Luna e Pedro Torrezan
Ilustração: Bece Luna
Diagramação do livro: Leilane Bertunes
Assistente de Produção: Rodrigo Lopes
Produção Executiva: Marina Branco
Produção Geral: Bruno Ferian
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Realização: Mercúrio Cultural