Sobre o Projeto

Em "O Pequeno Dom Quixote" o cavaleiro andante que se iludiu com os romances de cavalaria é, na verdade, uma criança com a imaginação atiçada pelo hábito da leitura, e cujas andanças e aventuras são sabotadas pelos seus entes. No desenrolar da trama, o protagonista encontra uma companheira de aventuras, e ao seu lado aprende lições sobre companheirismo e respeito às diferenças.

O espetáculo conta a história de uma trupe de circo-teatro que chega à cidade, e encenará as desventuras de um cavaleiro andante. Quixano, o filho de uma das atrizes da trupe, é uma criança encantada pelas histórias de seus livros, e viaja com um caixote cheio deles, que chama de biblioteca. Encantado também pelas encenações da trupe, a criança invade o ensaio de uma das peças, e é enxotado pela sua tia, matriarca e chefe da trupe. Quixano então se declara um cavaleiro, e decide fugir dali. Uma vez que não pode viver aventuras no palco, decide vivê-las pelo mundo. Ele encontra Sancha, uma menina moradora de rua, que topa ser sua companheira de aventuras e escudeira. Juntos, eles vivem as tradicionais aventuras quixotescas, enfrentando moinhos de ventos, que imaginam ser dragões e gigantes perigosos; e batalhando contra rebanhos de ovelhas, que em suas imaginações tomam as feições de imensos exércitos.

Através da montagem cênica, o projeto propõe além da experiência estética, uma abordagem lúdica sobre a importância da leitura na infância e o poder da imaginação. Para complementar e fortalecer a mensagem da peça, será distribuído um livro ilustrado com a história do espetáculo, a criação de pontos comunitários de arrecadação de troca de livros e oficinas de contação de história como ação formativa.

Justificativa

A leitura além de levar o leitor a um mundo de imaginação cheio de histórias, personagens, verdades, sonhos, intrigas, ação, romances, diversão entre outras coisas mais sem ao menos o leitor sair do lugar, é capaz de auxiliar e muito na criatividade, na fala e escrita e, também no vocabulário.

Nos dias atuais, a tecnologia está cada vez mais presente entre crianças e jovens. É a televisão, o tablete, o celular, o computador, os jogos eletrônicos e tudo isso acaba por muitas vezes afastando as pessoas do hábito da leitura. Com isso, nos deparamos muitas vezes com pessoas falando e escrevendo mal, ou que apresentam dificuldades de interpretação ou até mesmo falta de senso crítico frente às informações que recebem.

O presente projeto, revisitando o clássico da literatura “Dom Quixote”, foi concebido a partir da vontade e necessidade de reflexão sobre questões importantes na contemporaneidade e também sobre questões que permeiam a história da existência humana e de suas relações: a força da amizade e da autoconfiança.

Ficha Técnica

Autor: Gustavo Libanori
Direção Cênica: Bruno Ferian
Direção Musical: Dri Barea
Elenco: Marina Branco, Raíssa Bueno, Lya Bueno,
Murilo Toledo, Caio Magalhães e Rodrigo Lopes
Músicos: Guilherme Padilha e Juliana Manczyk
Figurinista e aderecista: Priscila Soares
Cenografia: Dickson Resstel
Iluminação: Vini Hideki
Técnico de som: Marcos Pereira
Operador de luz: Camila Guinatti
Contra-regras: Hector Espagnoli e Rafael D’alessandro
Visagismo: Jaqueline Ramirez
Design Gráfico: Bruno Cardoso
Fotógrafo still: Kleber Sedrez
Fotógrafo estúdio: Rodrigo Cordeiro
Técnico de estúdio: Gabriel Francis
Assessor de imprensa: Danilo Pessoa
Mídia Social: Karine Azevedo
Realização: Mercúrio Cultural
Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos